Criado no Japão após a segunda Guerra Mundial, o Kaizen é um conceito que indica o aperfeiçoamento diário. Para o restante do mundo, a metodologia ficou conhecida principalmente após a montadora Toyota a adotar em seu sistema de produção.

A história por trás do Kaizen mostra o quanto se trata de um conceito importante para o Japão. Precisando se recuperar no pós-guerra, o país encontrou na metodologia uma forma de se reconstruir e competir no mercado mundial.

A adoção de uma metodologia de aperfeiçoamento diário foi essencial para a Toyota e outras empresas locais conseguirem alcançar a plenitude em suas rotinas de trabalho. Mas você sabe como funciona o Kaizen Toyota? E como poderia aplicar esse conceito na sua empresa? Para saber mais, continue lendo e confira o artigo completo que preparamos sobre o assunto.

Boa leitura!

O que é o Kaizen Toyota?

Kaizen literalmente significa “mudar para melhor” (Kai “mudar” e Zen “melhor”). Ou seja, a ideia principal por trás da metodologia é que você seja melhor do que foi ontem, e seja melhor amanhã do que foi hoje. Antes de tudo, é um conceito de transformação.

Como principal propagadora do Kaizen para o mundo, a Toyota leva a filosofia muito a sério, tornando-a algo intrínseco ao processo de produção. Dentro da montadora, o Kaizen funciona no lean manufacturing, no qual toda força de trabalho é envolvida em prol da redução de desperdícios e aperfeiçoamento produtivo.

Dessa forma, o Kaizen Toyota se tornou peça-chave no Sistema de Produção Toyota (TPS), ajudando a garantir máxima qualidade e eficiência em termos de equipamentos e procedimentos de trabalho.

Quais as vantagens desse método de produção?

Como um conceito de aperfeiçoamento contínuo, logicamente, o Kaizen resulta em inúmeras vantagens para a empresa que resolve aplicá-lo no dia a dia. Na Toyota, por exemplo, além da eliminação de desperdícios e do aumento produtivo, há benefícios como:

  • Facilidade na tomada de decisão de gerentes e diretores;
  • Capacitação dos colaboradores individualmente;
  • Construção de um consenso entre as equipes;
  • Humanização do local de trabalho;
  • Padronização dos processos.

Como implementar o Kaizen na sua empresa?

O Kaizen foi fundamental para que a Toyota e outras empresas japonesas se fortalecessem e crescessem durante um período complicado. Mas, ainda que o seu negócio não seja de grande porte, o método também pode ser aplicado e render bons frutos.

Confira passo a passo de como fazê-lo:

1° Passo – Definição do líder do projeto: é preciso definir quem será a pessoa responsável por liderar o projeto;

2° Passo – Definição da equipe: hora da formação da equipe que executará as ações de melhoria;

3° Passo – Identificação de oportunidades de melhoria: os responsáveis devem se reunir para descobrir falhas e analisar todas as oportunidades possíveis.

4° Passo – Estabelecimento de metas e objetivos: é necessário estabelecer metas e objetivos para resolução dos problemas apontados;

5° Passo – Construindo o plano de ação: a criação de um plano é fundamental para direcionar as ações coletivas e individuais;

6° Passo – Execução das atividades: após criar o plano de ação, é só colocá-lo em prática;

7° Passo – Monitoramento e avaliação dos resultados: toda estratégia de melhoria contínua deve passar por análises e monitoramento dos resultados.

Além de conhecer o conceito e o passo a passo de aplicação, é importante você entender que o Kaizen funciona de maneira harmônica. Para que a metodologia seja desenvolvida corretamente, é preciso uma mudança na cultura organizacional, assegurando que todos os envolvidos estejam dispostos a buscar o aperfeiçoamento diário.

Gostou do texto? Siga a página da Hai no Instagram e fique por dentro de mais dicas como essa.

5 1 vote
Article Rating
Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
WeCreativez WhatsApp Support
Nosso time de Suporte ao Cliente esta aqui para responder suas questões.
👋 Olá, como posso ajudar?