Marginal de Acesso BR 282 Via Expressa, Nº 1777, Abraão - Florianópolis / SC - (48) 2108 1000
No mês de março comemoram-se aqui no Brasil duas datas importantes para o meio ambiente: no dia 13 é o Dia do Conservacionismo, movimento que visa conservar recursos naturais. E no dia 16 celebra-se o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, criada para chamar a atenção para os impactos do aquecimento global.
Tendo consciência do seu dever para com a sociedade, a Toyota também desenvolve estratégias para a preservação do ecossistema. E uma das principais e mais recentes iniciativas é o desafio ambiental Toyota 2050.
Aproveitando as datas em proteção ao meio ambiente comemoradas no mês de março, trouxemos este post para explicar tudo sobre o desafio ambiental Toyota 2050. Continue com a gente e confira!
O que é o Desafio Ambiental Toyota 2050?
A Toyota sempre fez questão de cumprir o seu papel institucional dentro do mercado, desenvolvendo iniciativas que trouxessem impactos positivos à sociedade.
A preservação do meio ambiente é uma pauta bastante relevante, e a montadora, mais uma vez, faz a sua parte para que bons resultados sejam alcançados.
O desafio ambiental Toyota é a justamente a resposta da empresa nesse momento tão importante. Um projeto que visa mitigar o impacto ambiental gradativamente até 2050. São 6 desafios no total que resultarão em:
- Diminuição da emissão de gases pelas fábricas;
- Otimização dos recursos hídricos,
- Maior sustentabilidade.
Quais são os 6 pontos que compõem o Desafio Ambiental Toyota 2050?
Agora que você já sabe o que é o desafio ambiental Toyota 2050, bem como, os principais resultados pretendidos, vamos conhecer em detalhes cada um dos 6 estágios.
1. Emissão zero de CO₂
Segundo especialistas, a temperatura do planeta deve aumentar quase 5° C até 2100. Para ajudar a evitar esse quadro, o primeiro grande desafio ambiental da Toyota é chegar à emissão zero de CO₂ pelos seus veículos até 2050.
2. Ciclo de vida com emissão zero
O primeiro desafio é importante, mas para que os resultados reais aconteçam, a Toyota entende que deve ir mais longe. Por isso, o segundo estágio é focado na emissão zero de todo o ciclo de vida do veículo: desde a matéria-prima, passando pela produção e chegando ao descarte e reciclagem de peças.
3. Emissão zero de CO₂ nas fábricas
Claro que o ciclo de vida passa por muitos processos dentro da fábrica da montadora. Dessa forma, foi preciso traçar um desafio também para esse espaço: o emissão zero de CO₂ nas fábricas da Toyota. A ideia é melhorar o uso de tecnologia de fabricação e trabalhar novas e diferentes formas de energia.
4. Otimização do uso da água
A água tende a ser um recurso cada vez mais raro no futuro. Dessa forma, a Toyota tem o desafio de otimizar o seu uso durante a fabricação dos veículos. Um projeto que trabalha em duas frentes: purificação da água para devolução ao meio ambiente e redução global da quantidade utilizada.
5. Estabelecer uma sociedade e sistemas baseados em reciclagem
O consumo desenfreado de recursos naturais tende a ser outro grande problema para a sociedade. Por isso a Toyota se auto desafiou a trabalhar medidas de reciclagem e a ajudar no desenvolvimento de uma sociedade baseada na reciclagem (na economia circular).
6. Estabelecer uma sociedade em harmonia com a natureza
O péssimo cuidado do ser humano com a natureza, destruindo florestas e poluindo mares, também contribui bastante para os impactos negativos atualmente. Então, além da reciclagem, é preciso apoiar e desenvolver iniciativas que mudem o jogo, por exemplo: plantio de árvores e atividades de conservação ambiental.
Como o próprio nome sugere, o desafio ambiental Toyota 2050 não é um projeto simples. Porém, a empresa entende que é extremamente necessário, por isso trabalha incansavelmente para que as metas traçadas sejam atingidas dentro do período esperado.
Acesse o site da Toyota do Brasil e conheça mais sobre as iniciativas!